Aprenda a definir KPIs e acompanhe os progressos do seu negócio

o que é KPI

Todo o diretor de marketing que encontramos hoje leva em conta inúmeros fatores para mensurar e definir o sucesso ou não de uma campanha ou ação de Marketing Digital. Elas geram uma quantidade de dados muito grande, e que, boa parte das vezes, nem sempre estão relacionadas diretamente ao êxito da estratégia, ou são dados que pouco ou nada dizem a respeito da mesma.O problema, para muitos deles, começa exatamente aí. Medir todos esses dados, assim como não medir nenhum deles, está entre os maiores erros que um CMO poderia cometer. Por isso, tão importante quanto medir é saber exatamente o que medir, e daí vêm a extrema importância da uma definição clara de Indicadores-Chave de Performance (ou KPI, do inglês Key Performance Indicators, em português).

No post de hoje, vamos falar justamente sobre esta definição de KPIs e de como você pode acompanhar os progressos do seu negócio. Confira:

Qual é a relevância dos KPIs?

Os KPIs estão relacionados de forma íntima com os objetivos de toda e qualquer ação de marketing, e é por meio deles que se tem uma visão real do caminho que estão tomando as estratégias de Inbound Marketing. Além disso, eles determinam o que deve ou não ser mudado a cada ciclo de planejamento dessas táticas. Veja a seguir como definir um KPI:

Como definir KPI de campanha?

Um bom KPI nasce de uma imersão total nas entranhas do negócio em si, na busca e na reflexão sobre o que é essencial saber sobre os resultados das campanhas que vão sendo recebidos periodicamente. Um alto volume de vendas de um e-commerce, por exemplo, pode ser um indicador de boa saúde do negócio, mas se o ticket médio e as margens de lucro forem baixas, pode significar problema.

Qual desses dados são mais importantes? Quando tiver tomado essa decisão, você tem um bom KPI. Dependendo da estratégia da sua campanha de marketing digital, serão definidos, considerados e analisados um ou um conjunto de KPIs que forem relevantes ao que se pretende conquistar.

Ter bem definidos os KPIs de sua campanha e, em nível mais amplo, do seu negócio como um todo, ajuda não somente a entender melhor os resultados, se os objetivos estão sendo alcançados e promover as mudanças corretas. Contribui também com economia de tempo, de pessoal e de dinheiro — afinal, todo o investimento e o trabalho da equipe estarão focados naquilo que realmente interessa.

Quais são os KPIs mais comuns?

Um KPI pode ser qualquer coisa que possa ser medida, quantificada e seja importante para o seu negócio. Alguns, porém, são usados de forma mais ampla pelo mercado e têm uma importância maior. Acompanhe:

Ticket Médio e Lifetime Value (LTV)

São importantes para qualquer e-commerce e podem revelar detalhes importantes sobre quem compra no seu site. Ticket médio é a média de quanto gasta cada usuário que compra no seu site. Já o lifetime value é quanto o cliente gasta em um determinado período de tempo.

Quantos clientes voltam a comprar

Essa informação é importante porque o cliente que volta a comprar já foi conquistado. Então, trata-se de uma venda com custo praticamente zero. Além disso, esse índice ajuda a contabilizar as metas finais de vendas.

Geração de Leads e Taxa de Conversão

Pouco ou nada adianta para o seu negócio se um site de vendas recebe muitas visitas e produz poucos leads. Ou então se produz muitos leads, mas realiza poucas vendas de fato.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Retorno sobre o Investimento é um clássico e deve ser sempre utilizado em todos os âmbitos de uma organização que faz qualquer tipo de investimento. Como diz o próprio nome, é o retorno financeiro de uma injeção de recursos em uma campanha. O ROI é imprescindível para saber se determinada ação está dando algum retorno financeiro e se compensa continuar investindo nela.

Reclamações de clientes

Utilizadas amplamente no varejo, mede um aspecto da satisfação do público em relação à sua empresa e aos produtos e serviços que ela oferece.

Agora que você já sabe como definir KPI e conhece os principais deles, que tal compartilhar suas experiências conosco? Como tem sido a mensuração de resultados do seu negócio e das suas campanhas? Conte para nós nos comentários!

Return on Marketing Investment

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.